Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 17 de Outubro


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
290. (Porque) → quem retribui o bem com o mal, o mal nunca se afastará da sua casa. Pr 17, 13 e 3. 290. É como para pôr à prova a prata, é dentro de um cadinho que → Iahweh põe à prova os corações.


  • Quem retribui o bem com o mal, etc. - Assim como a gratidão se alia à verdade e à justiça que Deus ama; assim também a ingratidão é produzida pela mentira e pela injustiça.

    Visto que ele odeia muito fortemente os seus males e os detesta soberanamente, ninguém duvida que os ingratos devem ser punidos por Deus.

    E esta frase de Xenofonte é digna de memória: Os Seres Humanos que não estão acostumados à gratidão para com aqueles que merecem bem, são depois ingratos para com Deus.
  • Iahweh põe à prova os corações - Ele escrutina igualmente os corações e os rins pelo Fogo da cruz e das tribulações. Porque o Fogo põe à prova todas as coisas.

    E se Deus encontra o coração fiel, certamente revelar-lhe-á os seus segredos e atribuir-lhe-á os seus dons e os seus bens: Ele sabe quando e onde é necessário abençoar ou opor-se: (Er wetsz wolwenn und wo er soll segnen aderhinderen).

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quinto grau » 17 de Outubro