Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 25 de Setembro


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
268. E quem conhecerá o Teu sentimento → A Menos Que Tu Dês o Espírito Santo Desde o Mais Alto dos Céus. Sb 9, 17. 268. Quem conhece o teu conselho a menos que tu dês a Sabedoria e → tu envies → o teu Espírito Santo do mais alto dos Céus?


  • A menos que tu dês o Espírito Santo - É a sábia resposta do Sábio ele próprio, à objeção dos versículos 264 e 297.

    Porque só o Espírito de Deus, e aquele a quem ele próprio se descobre e se revela, conhece os arcanos de Deus diz S. Paulo (1Cor 2, 11).

    Deus no Céu é quem revela os mistérios, as coisas profundas e escondidas (Dn 2, 28).

    Sumário: Na Sabedoria de Deus nós sabemos, nós compreendemos e nós podemos (Iahweh querendo) Todas as Coisas.

    E visto que cada um é o melhor intérprete das suas próprias palavras, onde portanto, eu pergunto-te, encontrarás tu mais certamente e mais verdadeiramente uma cognição veríssima da Natureza, da Sacro Santa Escritura e de Ti Próprio que na Verdade ela própria?

    Como é que Deus (que é a verdade mesmíssima) se dá a nós pelos conselhos, este nosso Anfiteatro ensina-te Teo-Soficamente.

    Recorda-te aqui de estudar Pitagoricamente; não te coloques, filho, antes do pai, eu avisado-te fraternalmente.
  • Tu envies - Relaciona aqui as palavras da segunda figura deste Anfiteatro: Convirá portanto que vocês sejam primeiro devotamente lavados, etc., e o que se segue.
  • O teu Espírito Santo - O Espírito da Sabedoria, versículos 223 e 261.

    Não diabólico nem mau; vindo do alto dos céus e não das profundezas do inferno; porque é Mediatamente, quer seja pelo Anjo da Luz e não a besta das trevas, quer seja pelas Trovoadas Naturais ou Artificiais (porque Deus age por diversas Mediações para conosco, todas igualmente admiráveis, porque ele é ele próprio Admirável) que são fielmente servidoras da Sabedoria verdadeira nesta cena mundana, que nós percebemos, conhecemos e compreendemos o mais comodamente e humanamente as Coisas Divinas.

    Porque as Ciências e as Artes excelentes são os ministros ou como que os Apóstolos (que me seja permitido falar assim da causa que eu ensino) da Sabedoria, que ela enviou pelo Mundo, afim de que elas preguem aos filhos da Disciplina e da Doutrina, fiéis herdeiros amados da Sabedoria, o Evangelho, quer dizer a nova feliz e boa, respeitante aos tesouros mirificamente inesgotáveis da sua Soberana.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quinto grau » 25 de Setembro