Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 12 de Setembro


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
255. Dá-me → a Sabedoria sentada no teu trono e que eu não seja reprovado → entre os teus filhos: Sb 9, 4. 255. Dá-me a Sabedoria sentada contigo no teu trono, e não me expulses do número dos teus servidores:


  • A Sabedoria sentada no teu trono - Se alguém tem, nos seus labores, a Sabedoria sentada no trono de Deus, assistindo-o, como, eu pergunto-te, poderia errar?

    Porque é a residência de Iahweh desde a eternidade; é por isso que ela é a assistente da sua glória única, quer dizer a Sabedoria (de que o nosso Sábio tratou neste Prólogo) eterna; de outra forma (quanto é inútil eu forçar-me por dizer tais coisas), Deus ao qual tu não recusarás (diabolicamente) de ser eterno foi insipiente, louco e malsão desde toda a eternidade.

    Se fosse assim como é que o insapiente poderia ter criado anteriormente a Sabedoria?

    Que Iahweh te retome, tu que dás ocasião para pensar assim, afim de que tu não ouses falar dessa forma.
  • Entre os teus filhos - O filho do Rei pretende ser contado entre os filhos de Deus; o amante da Sabedoria, entre os seus servidores; o Rei entre os seus ministros, afim de que ele sirva sabiamente Deus em todas as coisas; é por isso que ele postula pelo Espírito da Sabedoria.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quinto grau » 12 de Setembro