Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 2 de Setembro


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
245. Aquele que esconde as suas malvadezes não triunfará; mas aquele que as tiver confessado → e se retire delas, obterá Misericórdia. Pr 29, 13. 245. Aquele que cobre as suas iniquidades nunca será feliz; mas aquele que as confessa e as abandona obterá Misericórdia.


  • E se retire delas - É inteiramente necessário, na conversão e na investigação da verdadeira Sabedoria, de se libertar das faltas contra a consciência, de purificar o coração, a alma, o espírito, o corpo, e que ele se torne assim o vaso da Misericórdia e da Graça de Deus, o habitáculo do Espírito Santo, o Órgão salutar de Deus.

    Lavem-se, sejam puros; que todos os profanos se afastem daqui, que nada do que está poluído entre; que nada de contaminado se aproxime da montanha de Deus; santifiquem-se; amanhã vocês verão a glória do Senhor.

    Assim Isaías começa, não sem razão, a sua profecia (Is 1, 16), por estas palavras: « Lavai-vos, purificai-vos. Tirai as vossas más ações de diante de meus olhos. Cessai de fazer o mal, aprendei a fazer o bem»; então por fim, venham a mim; quando os vossos pecados que eram como escarlate, tiverem ficado brancos como a neve e a lã.

    «Que todo o nosso ser (to oloklêron umôn)» diz o Apóstolo, «o vosso corpo (soma), a vossa alma (psukê) e o vosso espírito (pneuma) sejam santos» (1Ts 5, 23).

    E de novo (Rm 12, 1): «Eu vos exorto, pelas misericórdias de Deus, a oferecerdes os vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus», etc.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quinto grau » 2 de Setembro