Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 15 de Agosto


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
227. (Com efeito) ela é → facilmente vista por aqueles → que a amam, e → é encontrada por → aqueles que a procuram. Sb 6, 13. 227. Ela é facilmente apercebida por aqueles que a amam e encontrada por aqueles que a procuram.


  • Facilmente vista - Ó beatíssima visão e mesmo Deí-fica, o ver a Sabedoria no Livro da Sacro Santa Escritura; na Natureza, e mentalmente em si próprio!

    Não há nada mais feliz! Não há nada mais bem-aventurado!

    No entanto, isto não pode nascer no coração pelos objetos mundanos; só pode ser gerado pelos Deuses. Ver os versículos 52, 195 e 218.
  • Que a amam - Porque Deus atrai aquele que caminha para ele. Ver os versículos 145 e 160.
  • É encontrada - É por isso que Salomão (Eclo 7, 25), diz gemendo: grande é a sua profundidade, ou: profunda, profunda! (porque é assim que se lê em Hebreu) quem a encontrará? é como se ele tivesse dito: Ó quanto é difícil encontrar a Sabedoria entre tantas e tão numerosas loucuras deste mundo imundo, sedutor e desencaminhador da reta linha de vida da verdade.

    É preciso encontrar a Sabedoria, porque ela desce mais Divinamente que adquirida humanamente (que dizer pela prudência humana, pelo raciocínio, a fantasia ou a especulação).

    «O Senhor dá a Sabedoria» (Pr 2, 6), e «Felizes aqueles que a encontram» (Pr 3, 13).

    Por conseguinte ela só será encontrada por um pequeno número.

    Por quais então, peço-te? Eis a sábia resposta do Sábio.
  • Aqueles que a procuram - Como? Orando com jejuns, no Temor de Deus, vivendo Teo-Soficamente e Laborando sabiamente segundo as Leis e a Doutrina deste Anfiteatro.

    Ela será encontrada por aqueles que desde a manhã vigiam por ela (versículo 160), e que não a tentam (versículo 216).

    Porque Deus vende Todas as Coisas (como é dito em Provérbio) contra os labores.

    Os Deuses (Elohim) ajudam as mãos que fazem Teo-Soficamente violência (versículo 92, e alguns dos seguintes).

    No entanto, não é por causa dos nossos méritos e da nossa santidade que ela faz brilhar sobre nós o esplendor da tão venerada Divindade e Luz (Numen et Lumen) mas por um Dom de Deus misericordioso.

    Consulta aqui o último capítulo de Jesus filho de Sirach (Eclo 51) que eu te recomendo muito particularmente.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quinto grau » 15 de Agosto