Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 13 de Agosto


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
225. Eu não comparei com ela → a pedra preciosa, porque todo o ouro, em comparação com Ela não passa de um pouco de areia, e a prata é considerada → como lama perante Ela. Sb 7, 9. 225. Eu não a comparei certamente com a Pedra Preciosa porque o ouro em oposição a ela não é mais que um pouco de areia e a prata comparada com ela é considerada lama.


  • A pedra preciosa - Poder-se-á, não ineptamente, suspeitar que o nosso Sábio fala da Pedra dos Filósofos por causa da conjunção causal quem se segue: Porque todo o ouro, etc.

    Com efeito, uma das virtudes desta Pedra, entre muitas outras, quando ela é ritualmente aplicada, é a de transmutar os metais inferiores em superiores, quer dizer em Prata e em Ouro.
  • Como lama - Com toda a força do termo; com efeito o que é a prata (todo o erro das pessoas dissipado), senão um limo branco, formado de terra e de água em excesso, e o ouro, um limo vermelho formado de água e de terra em excesso, depois congelado e tornado fixo?

    É um sábio dizer do Sábio: Todo aquele que é admirador do ouro, odeia a disposição para a virtude e as artes honestas.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quinto grau » 13 de Agosto