Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 10 de Agosto


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
222. Porque → conhecer-Te (ó Senhor) é a Justiça consumada, e → saber a tua Justiça e a tua virtude é a raiz da imortalidade. Sb 15, 3. 222. Porque conhecer-Te é a Justiça consumada, e compreender o teu poder, a raiz da Imortalidade.


  • Conhecer-Te, etc. - A agnição de Deus, sólida, integra, verdadeira e perfeita, é a justiça que encerra nela própria todas as virtudes.

    Porque Conhecer Deus, é não só dissertar sabiamente sobre a Natureza Divina (que me seja permitido com S. Pedro, 2Pd 1, 4, dizer Natureza Divina) mas também compreender e realizar a sua vontade, que é declarada na Lei (pela voz da Justiça Divina) e no seu Verbo Ele Próprio Macro e Microcosmicamente escrito; quer dizer temer Deus e acreditar na sua misericórdia.

    Assim, diz Jeremias (Jr 9, 24): «Que o ser humano se glorifique de me conhecer, eu que sou o Senhor que faço Julgamento, Justiça e Misericórdia»; quer dizer que pune os pecadores e que perdoa (por causa da Sabedoria incarnada, quer dizer Jesus Cristo crucificado) àqueles que fazem penitência; e que exerce a misericórdia para com aqueles que me temem e que creditam em mim.

    S. João (1Jo 2, 3 e 4): «A prova de que conhecemos Deus está em cumprirmos os seus mandamentos. Aquele que disser que conhece Deus, mas não cumprir os seus mandamentos, é um mentiroso, uma pessoa que falta à verdade.»

    Assim o Salmo 147, 11 (vulg. 146) encerra o resumo desta Doutrina: «O Senhor compraz-se nos que o temem, nos que esperam na sua misericórdia.»

    E Cristo (Jo 17, 3): «E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.»

    É a única raiz da imortalidade.

    É realmente uma grande parte da Sabedoria, o conhecer a Criatura e a Natureza; uma ainda maior o conhecer-se a si próprio; a maior e soberana, o conhecer Deus.

    Isto foi retamente, saudavelmente, verdadeiramente e sabiamente dito por S. Agostinho: «Concede-me, Senhor, que eu me conheça e que eu te conheça.»

    Que isto também seja repetido por mim. Ó Iahweh, ajuda-me e concede-me que eu queira! Amém.

    Eu acrescento: Tu conhecer-te-ás a ti próprio quando, pela luz Deífica resplandecente, no espelho tri-um da majestade Divina tri-una (que é o Universo criado, o Verbo escrito e incarnado e a Alma em nós próprios Divinamente inspirada) pelos olhos quer do corpo quer do espírito, Teo-Soficamente, Fisicamente, Físico-Medicamente, Físico-Quimicamente, Físico-Magicamente, Hiperfísico-Magicamente, Cabalisticamente, tu te vires, te olhares e te contemplares a Ti próprio.

    Então tu verás tais quais são todas as coisas que tu realizarás; tu verás as marcas, as deformidades e as manchas do corpo, do espírito e da alma.

    É por isso que tu poderás clamar penitencialmente a Iahweh, com o Salmografo Real (Sl 51): «Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua grande misericórdia; apaga as minhas iniquidades, segundo a multidão das tuas compaixões. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado.» E o que se segue.

    Lava, ó Senhor, o que está sórdido; rega o que está árido; sanifica o que está doente; dirige o que está desviado.

    Então, tu serás lavado e purificado; então, Teo-Soficamente assim lavado e purgado, tu conhecerás Deus; porque «bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão Deus» (Mt 5, 8).

    Então, tu terás procurado e terás encontrado o Reino de Deus e a sua justiça; então, Todas as outras Coisas (os Bens e os Dons do Espírito da Sabedoria anotadas no versículo seguinte, se tu orares Teosoficamente e laborares Sabiamente) se darão a ti (Macro e Micro-Cosmicamente).

    Bem-aventurado portanto, e sábio, quem se conhece retamente.

    Quem conhecer Deus e a Si próprio, Todas As Coisas citadas poderão ser dele. Ver a figura segunda deste Anfiteatro.
  • Saber - Onde então? Nos livros da Sacro Santa Escritura, na Natureza e em Ti próprio, iluminado pelo raio da Divindade.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quinto grau » 10 de Agosto