Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 1 de Agosto


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
213. Que o teu coração → não inveje (portanto) os pecadores, mas fica → todo o dia no temor do Senhor. Pr 23, 17. 213. Que o teu coração não inveje os pecadores; fica antes todo o dia no Temor de Iahweh.


  • Não inveje, etc. - A má vontade e a louca imitação dos costumes profanos, da baixeza, das voluptuosidades, dos deboches, das delícias, do orgulho, da ambição, do luxo, da usura, da cólera, da dominação, etc., atraem um grande número à perda extrema.

    Teme ser transformado assim em larva mundana e segue Jesus Cristo para que ele te transforme na sua imagem.
  • Todo o dia - Toda a vida; todos os dias da tua vida; e Então (não antes) tu receberás como um orvalho o maná nectarino e supraceleste da Sabedoria (como indica a figura segunda deste Anfiteatro) e a chuva de água (pelo batismo do espírito) e de fogo (pelo ardor do coração) e saborearás com a língua da Alma alterada de verdade quanto o Senhor é suave e agradável; tu serás todo inteiro (de Corpo, Espírito e Alma) como uma árvore que é plantada junto de um curso de água, que dá o seu fruto no seu tempo; cujas folhas nunca caem; e Todas as Coisas que tu empreenderes (porque a Sabedoria de Iahweh orará e laborará contigo, versículo 261) prosperarão.

    E assim tu chegarás à Pedra dos Filósofos (Sl 1, 3).

    Tu experimentarás igualmente que é muito verdadeiro que a Piedade é útil a todas as coisas (1 Tm 4, 8).

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quinto grau » 1 de Agosto