Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 27 de Julho


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
208. → O Vinho é coisa luxuriosa, e a embriaguez tumultuosa; quem quer que se deleite nela não será Sábio: Pr 20, 1. 208. O vinho torna irrisório e a cerveja (Sechar, sicera) torna tumultuoso; e toda a pessoa que tiver alegria neles não será Sábia.


  • O Vinho é coisa luxuriosa, etc. - Heráclito disse: «A loucura é difícil de esconder; no vinho é completamente impossível.»

    E Catão: «Com exceção de um único, nenhum homem sóbrio alguma vez tentou derrubar a República.»

    Platão: «Na vida, pouco sóbrio ninguém será alguma vez Sábio, e ainda menos moderado.»

    Séneca: «Os vícios concebidos no vinho por um hábito endurecido pela loucura, subsistem mesmo sem o vinho.»

    A Sabedoria não deve portanto ser procurada no fundo das taças.

    Tu desejarás que te seja permitido beber na taça de prata do Patriarca José (Gn 44, 5), na qual ele profetizava e vaticinava sobre as coisas futuras.

    Quem negará que esta taça foi certamente composta astronomicamente de Electrum filosófico, pela arte suprema Divino-Mágica?

    Aquelas que o Misteriarca Aureolus de Hohenheim (Paracelso) compôs desse mesmo Electrum e que ele deixou à sua posteridade, existem ainda.

    É uma taça semelhante que a Sabedoria apresenta a beber no Cântico dos Cânticos (8, 2) aos seus amadores, e ela embriaga-os assim com o Néctar Celeste.

    Estas Influências Celestes e estes tesouros astrais, que são os guardiões de toda a Sabedoria natural, influem-se e descem muito voluntariamente por eles mesmos dentro das almas sóbrias, que têm sede da Sabedoria.

    O louco ébrio e cheio de vinho não pode atingir o Céu e permanecerá sempre na sua espessura.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quinto grau » 27 de Julho