Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 24 de Julho


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
205. → Quem caminha com os Sábios será Sábio, → o amigo dos loucos tornar-se-á semelhante (a eles). Pr 13, 20. 205. Quem caminha com os Sábios, será Sábio; mas quem é amigo dos loucos será esmagado.


  • Quem caminha com os Sábios, etc. - Quer dizer, com aqueles que seguem a doutrina dos Livros da Natureza, e da Sacro Santa Escritura, e o testemunho da sua própria consciência; aquele que faz isto Orando fielmente e Laborando sabiamente ascende, por uma via direita e muito certa, até à Soberana Ciência das coisas Divinas e Humanas e conhece-a realmente.

    Todas a Coisas estão sujeitas às leis e aos testemunhos daquelas, sem as quais nós não ousaríamos falar aos amigos da Verdade.

    Porque se a tua alma, ó filho, está assim iluminada por um raio da Sabedoria eterna (e é Deus Ele Próprio, segundo Mercúrio Trismegisto, que é o olho da nossa Alma, sem a luz de quem (digo eu) ela permanece cega, tanto nas coisas Físicas e Hiperfísicas como nas Divinas, e sem a qual nós também nunca veremos a luz quer da Sacro Santa Escritura, quer da Natureza, quer da Cognição de nós mesmos), então, conduzido por esta luz tão inefável, tu caminharás certamente no meio de todas as trevas dos erros; então, livremente, sem nenhuma falta, tu poderás penetrar frutuosamente em todos os géneros de disciplina, bons ou maus (no seu tipo); então, tal como Ulisses (para só me servir das palavras de Heinrich Cornelius Agrippa que, pelos seus excelentes escritos, eu reconheci como sendo um bom e filosófico Evangelista, porque os seus discursos pressupõem uma alma Teo-Sófica, (não Nigromântica), se entrares nas cavernas dos Ciclopes e se desceres aos infernos, tu retornarás são e salvo; se te aproximares dos Lotófagos e dos Sirtas, tu voltarás em segurança; se beberes da taça de Circe, tu não serás transformado (em porco); se navegares perto de Cila, tu não serás engolido; se ouvires as Sereias, tu não adormecerás, mas tu serás juiz de todos, como diz o Apóstolo, e não serás julgado.
  • O amigo dos loucos - A cloaca de todos os vícios de todos os géneros reunidos é chamada loucura pelo nosso Sábio e pelos Estóicos, que foram muito graves defensores da virtude; nos Santos Textos ela é chamada Malícia e Loucura; assim como a Absoluta Probidade de qualquer ordem e de qualquer género é indiferentemente chamada Sabedoria.

    Foge do convívio com os Loucos, quer dizer dos viciosos ou dos maldosos (como é dito no versículo 201, e dos quais, oh! dor, o Estado, as ciências e as artes estão frequentemente atravancados) porque nenhum veneno, nenhuma calamidade prejudica mais que um semelhante convívio com loucos diabólicos.

    No estudo da Cabala e da Magia, foge dos Nigromantes (como do próprio Diabo, de quem eles são o órgão), na Alquimia, (foge) dos que trabalham e se dirigem sofisticamente, porque eles são loucos.

    Toma cuidado para nunca lhes dizeres: saudação; e que eles também não tenham familiaridade contigo. O vizinho apanha a peste do seu vizinho.

    Confia-te com segurança a Deus, mas com prudência ao mortal
    E considera primeiro se ele é digno da tua confiança.

    Porque, confiar-se em muita gente sem os examinar cuidadosamente prepara os maiores prejuízos.

    «O bago podre», diz Juvenal, «é suficiente para estragar todo o cacho.»

    Grande é a força do hábito e das conversações, tanto no bem como no mal.

    É preciso caminhar com o pequeno número daqueles que são bons.

    Cada um é semelhante àqueles cuja conversação o deleita.

    Porque «conhece-se, segundo aqueles com quem convive, aquele que não se conhece por ele próprio».

    O amigo é a sombra do amigo.

    Mas a Sabedoria vence a malícia (Sb 7, 30); procuremos portanto obter na Sabedoria de Deus, feita carne, o triunfo contra a Malícia, porque se nós formos sábios nela, nós venceremos também nela.

    Que o Um esteja portanto contigo e não só porque ele é Um; porque o Tri-um está no Tri-Um.

    A Sabedoria incarnada disse: onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, Eu Estarei no meio deles.

    O macho e a fêmea que são Dois; o Corpo, o Espírito e a Alma que são Três essências distintas, reunidas na pessoa do estudioso da Teo-Sofia em nome de Jesus Cristo crucificado, da Sabedoria incarnada do Pai são Um; no meio de quem se encontra aquele Que Era, Que É, Que Será: Deus; A Sabedoria de Deus; O Espírito da Sabedoria Divina.

    Então tu reconhecerás muito clara e verdadeiramente, como disse Cipião, que tu nunca estás menos aborrecido que quando tu pareces aborrecido, nunca menos só que quando tu estás só. E: a pluralidade tornar-te-á aborrecido.

    Ó bem-aventurada tranquilidade, nunca indolente, que o mundo imundo não compreende. Apenas o amigo de Deus desfruta desta tranquilidade, e não a dos loucos que são mundanamente e profanamente sábios. A pessoa sem pudor não compreenderá isto.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quinto grau » 24 de Julho