Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 26 de Maio



Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
146. → Eu amei-a, (esta Sabedoria) e eu procurei-a desde a minha juventude → e eu procurei → assegurar-me de que ela fosse minha Esposa, e → eu tornei-me amador das suas formas. Sb 8, 2. 146. Eu amei-a e procurei-a desde a minha juventude, eu dediquei-me a associá-la a mim como esposa, e fui tomado de amor pela sua beleza.


  • Eu amei-a - Porque não? Visto que o Senhor Ele Próprio (como se segue) a amou igualmente.

    Ama-a também tu, meu irmão, eu aconselho-te; não a Negromância, ou a Cacomagia, ou a Sofistica (versículo 118) verdadeira filha do diabo; ama a Sabedoria (por ordem do Sábio (versículo 106), e o convite da própria Sabedoria) como eu a amo.

    E afim de que Ela Também me ame por seu turno, e que eu nunca me afaste do seu Amor, digna-te Iahweh acordar-mo benignamente. Amém.

    Ó Arte Admirável do Amor Divino, desconhecido do Mundo imundo! Feliz quem prova da taça dos amadores da Sabedoria; infinitamente feliz quem aí se embriaga.
  • E eu procurei - Desde manhã cedo, no Verão; desde a minha primeira infância, desde a minha adolescência na qual se acendeu na minha alma o amor da Sabedoria e do seu estudo.

    Mas como? Teosoficamente, segundo as Leis e a Doutrina deste Anfiteatro.

    Segue portanto o fiel conselho do amador da Teosofia: orando devotamente no Jejum, meditando, praticando os solilóquios, escuta, vê, observa: e além disso Laborando Sabiamente, confia-te às promessas da Sabedoria.

    Deus nunca abandona aquele que tem confiança.

    E aqueles que procuram assim o Senhor consideram (compreendem) Todas As Coisas (Pr 28, 5). Ver os versículos 9, 96 e 170.
  • Assegurar-me que ela fosse minha Esposa - Como entre o esposo e a esposa se estabelece a conjunção mais estreitamente perfeita, que seja assim (eu desejo) na eternidade (que Deus me conceda) entre mim e a Sabedoria eterna, que é a minha columbina, bela e esplêndida (pulchra mea, formosa mea).

    Começa, eu te conjuro, tu mística concubina Abisag, a Sunamita, a te deitares no meu seio; aquece a minha alma com o teu santo fervor, e os meus membros que têm frio com os teus abraços, minha querida alma! meu coração!
  • Eu tornei-me amador das suas formas - Eu amei as suas formas porque a minha amiga é muito bela. Ver o versículo 320.

    E se ela fosse vista (escreve extremamente bem ao falar da Sabedoria o pagão Cícero, após Platão Divinamente inspirado) com os olhos carnais, ela excitaria em todos admiráveis amores.

    Ela excitou sublimes e numerosos amores em Salomão (que a apreendeu com os olhos da alma, assim como nos convém a nós, amadores da Teosofia) como as passagens presentes mostram suficientemente.

    A Sabedoria Divina resume as formas de todas as coisas eminentes pela sua beleza.

    Quem, por conseguinte eu pergunto, pode suficientemente pensar na beleza de Deus o Pai?

    Quem, entre os filhos dos seres humanos, pode admirar suficientemente este ser esplêndido pela sua forma?

    Quem poderá amar suficientemente esta chama fecunda do Espírito Santo, que vivifica todas as coisas?

    A Beleza da Sabedoria é, nos Anjos, esplendor; nos Astros, brilho; nos Céus, candura; no Ar, luz; na Terra, verdura; na Água, limpidez; nas Flores, cor; nos Animais, proporção; no Ser Humano, beleza e figura; na Alma, razão; nos Fieis, Fé.

    Quem portanto não a elegeria para esposa, excluído a mais louca das pessoas?

    Quem não desejaria a sua beleza?

    Para qualquer lado que tu te voltes, ela oferece o seu rosto à tua contemplação, quer nas coisas celestes, quer nas coisas terrestres.

    E verdadeiramente, contemplar esta forma e esta beleza interna das coisas, é atingir por fim o leito da Sabedoria, é o beijo íntimo desta Esposa.

    Descobre-te portanto a mim, ó minha irmã, minha muito bela; mostra-me a tua face verdadeira, não apenas a forma externa e a beleza das coisas, mas interna e íntima; porque tu só me amas se me abrires o teu coração.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Terceiro grau » 26 de Maio