Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 25 de Maio



Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
145. Porque → os dignos dela, → Ela própria gira, procurando-os, e → nas suas vias mostra-se a eles com hilaridade, e em todas as coisas a Providência se oferece a eles. Sb 6, 17. 145. Porque os dignos dela, ela própria os procura girando, e nas vias, mostra-se benevolentemente a eles próprios, e → em toda a cogitação que se oferece a eles.


  • Os dignos dela, etc. - Aqueles que verdadeiramente, quer dizer de todo o seu coração (versículo 251), de toda a sua alma, de todo o seu espírito, de todas as sua forças, Biblicamente, Macro e Micro-Cosmicamente, a amam, a procuram, a ouvem, a vêem, a observam de dia como de noite, digo eu, na Lei de Deus, meditando nela Teosoficamente; porque geralmente (porque se riem da simplicidade do justo, Jó 12, 4) ela é considerada louca aos olhos do mundo imundo.

    Maldição portanto para o Mundo que, desprezando maliciosamente a Sabedoria verdadeira, será desprezado por Ela por seu turno, dado que, para além disso, a danação deles será eterna. Ver o versículo 198.

    Quem perseverar até ao fim será coroado.

    Porque, por meditação assídua, o nosso Espírito exerce-se, estabiliza-se, e fixa-se nas noções superiores: porque este não é (acredita-me) labor para um só dia.

    Importa que nós operemos insensivelmente uma migração das noções más para as Boas, das corporais para as espirituais, das sensíveis para as mentais, das terrestres para as Divinas, se quisermos ser capazes das coisas Boas, Espirituais e Divinas. São os graus das ascensões. Ver o versículo 218.
  • Ela própria gira, etc. - Quer dizer: ela procura por todos os lados, por toda a terra, em todo o tempo e por toda a parte, até que ela tenha encontrado aquele que tem verdadeiramente a Sabedoria verdadeira no coração, afim de que a sua solicitude e a sua benevolência para com os seus amadores fiéis e amados se mostre e se declare efetivamente, quer dizer comunicando-lhe os seus tesouros infinitos. Ver os versículos 142, 144 e 160.

    Se tu procuras a Sabedoria, pelo seu lado, ela te procurará, e te atrairá, magneticamente para ela; encontra-a e ela te encontrará.

    Wie man sich gegen sie erzeigt und verhelt also sie auch hinwiderumb; da mesma forma que o ser humano se tiver comportado para com ela, e tiver procurado obtê-la, assim ela se comportará para com ele.
  • Nas suas vias - Quais são as suas vias? Não são outras que as vias da Sacro Santa Escrita, da Natureza, e da nossa Alma cristãmente purgada pela penitência. Ver o versículo 61.

    Ao caminharmos nós próprios Sabiamente, digo eu, nessas vias da Sabedoria, se nós Orarmos Teo-Soficamente, se nós Laborarmos Sabiamente, a Sabedoria Divina se mostrará a nós admiravelmente e mirificamente. Ver o versículo 48.
  • Em toda a cogitação - Benignamente concebida, compreendida e informada pela opinião deles, pelo julgamento deles, e pelo espírito deles.

    Porque phantadzesthai (que lemos neste lugar) significa imaginar e informar qualquer coisa pela cogitação e pelo espírito.

    Assim, a Sabedoria diz que ela se apresenta a si própria aos espíritos deles, e às cogitações deles, afim de se mostrar e de se comunicar amigavelmente com eles.

    O homem vê Deus, ao qual Deus aparece, ao qual ele se mostra afim de ser visto, ou ao qual a Sabedoria de Deus se representa a si própria, o que em geral não se produz vulgarmente mas na Sacro Santa Escrita, na Natureza, e no espelho da Alma Teosoficamente lavada e mundificada. Ver o versículo 336.

    Não se saberia considerar bastante esta Potência, realmente notável, que floresce no ser humano, que se distingue pela razão, e domina (pela vontade, e pela permissão de Deus) assim as Criaturas, de modo que não somente aquele que tem necessidade dela desfrute nas coisas presentes, mas ainda aquele que penetra nas coisas afastadas e nos arcanos se serve e desfruta (conduzido por Deus) do Génio e do talento.

    E é realmente digno de destaque quantos não especializados e eruditos aparecem neste mundo! Quanto pouco desta Razão e de ó lógos contem este verme mortal! ao qual foi dada a conhecer toda a eternidade, a extensão, a altura e a profundidade de toda a máquina do Mundo, porque só ele, entre todos os seres criados conhecidos, pode observar o Criador, entender e compreender este princípio florescente da alma, elevado, metafísico e racional.

    Que ele a apreenda portanto pela sua razão, que ele a cultive pelo seu espírito, e que ele a deseje com todo o vigor dos seus sentidos; que tudo o que existe seja dela; e por fim tendo sabiamente abandonado a Filosofia humana, que ele se esforce por se assemelhar a ela.

    Porque todas as coisas que ele realizar serão excelentes. Que Deus a dê a todos aqueles que se declaram amantes da Sabedoria, Amém.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Terceiro grau » 25 de Maio