Teosofia Prática - Do voltar da alma para o interior

  1. O leitor pode facilmente compreender, por esta FIGURA, que Deus está bem mais perto, no interior dele próprio, do que no exterior, nas constelações do empíreo.
    Tudo se reduz a voltar a nossa alma, a dirigir a nossa convulsão interiormente, a desejar Deus, e a não cessar até que a cara Sofia, com o Espírito Santo, encontre o desejo da nossa alma e a conduza gradualmente.
  2. Porque nós não poderíamos conceber tudo de uma só vez, porque a roda da Natureza gira continuamente e porque nós só nos podemos aperceber da profundeza da divindade por clarões e como num espelho escuro.
  3. A primeira espreitadela é muito fraca, e é impossível de conceber tudo até que o espírito, por um longo exercício, perfure na profundidade e chegue à compreensão do MISTERIUM MAGNUM;1
    Foi assim que eu o experimentei;
    Eu falo mais acerca disso no quinto capítulo.
  4. Isto não é como quando se olha para qualquer coisa e que se retém a imagem na memória, para depois discorrer acerca dela;
    Mas a alma deve formar um único ser com o conhecimento, e passar muito frequentemente pelo Fogo a fim de que ela se torne FIXA.

Notas

  1. Ver o Anexo Do Abismo. [  ]
[ Anterior ] [ Índice do Capítulo 1 ] [ Seguinte ]

Início » Textos » Teosofia Prática » 1. Do grande mistério » Do voltar da alma para o interior