Teosofia Prática - Prefácio da edição de 1736

  1. O bem amado leitor vai receber aqui, sem presunção, aquilo que esperou durante tanto tempo. São as figuras do ser humano interior que o autor teve escondidas consigo durante quinze anos, até ao fim da vida, e que nós guardamos ainda durante dez anos.
  2. Elas teriam ainda ficado muito tempo secretas, se o Amor não se tivesse inquietado, e para agradar aos amadores, não nos tivesse por fim dado permissão, e incitado a confiá-las à impressão.
  3. Nós rejubilamos com a grande bondade de Deus, porque os nossos corações prezam o bem, e endereçam louvores a Deus.
  4. Portanto, recebe este presente que te dá o Amor, com um coração fiel, como se viesse do próprio Deus, e serve-te dele para a salvação e a utilidade da tua alma.
  5. O leitor nos ficará grato por termos feito acompanhar as Figuras com algumas palavras de explicação; fizemo-lo porque o Espírito de Deus se revelou, e nos ditou as palavras necessárias.
  6. Ao mesmo tempo, elas completam em certa medida aquilo que o Autor não explicou ao longo do texto; porque não podemos descrever de uma só vez todo o Reino de Deus; só podemos dizer dele aquilo que o Espírito nos deixa saber.
  7. Pelo mesmo influxo da graça, nós seguimos o processo de Jesus, em espírito, e pela virtude daquele que é o princípio e o fim da nossa fé.
  8. Graças a Deus, nós vimos o dia pelo qual o Autor, no seu tempo, tinha suspirado.
  9. Nós também tivemos Jesus connosco, e Ele fez-nos beneficiar dos trabalhos da juventude do nosso combatente para a utilidade comum de todos os colaboradores.
  10. Deus seja louvado. Amém.
[ Anterior ] [ Índice do Livro ] [ Seguinte ]

Início » Textos » Teosofia Prática » Prefácio da edição de 1736