Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 20 de Março



Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
79. Porque a multidão dos sábios é → a saúde de toda a circunferência Terrestre, e → um Rei sábio, a estabilidade do seu povo: Sb 6, 26. 79. Porque a multidão dos sábios é a salvação do Mundo, e um Rei prudente a estabilidade do povo.


  • A saúde da circunferência Terrestre - Muitos perguntam porque é que o mundo inteiro está colocado na malignidade?

    Eu respondo: a doutrina desta passagem avisa-nos isso: Porque todas as coisas estão cheias de loucos; de outra forma o mundo não seria imundo.

    Porque a multidão dos Sábios é a saúde do Universo.

    Porque acontece então que existam tantos insensatos? Porque eles não obedecem às advertências dos Sábios, versículo 32.

    Porque é que eles não obedecem? Por causa da sua própria malícia, que é censurada por Jeremias 2, 19.

    Eles quiseram-na; que eles a tenham.
  • Um Rei sábio, etc. - Desgraça para o povo cujo Rei (Político, Eclesiástico ou Escolástico) é uma criança; (quer dizer insensato, versículo 205) e cujos Príncipes comem desde a manhã.

    Feliz a Terra cujo Rei é Nobre (pela virtude) e cujos Príncipes se alimenta no tempo conveniente, e para se sustentarem e não por luxúria.

    Porque o estado forte do povo consiste na Sabedoria e na Prudência do Rei; e o estado fraco, na luxúria dos seus debochados que estão perdidos pela gula.

    A Alma muito prudente é uma alma sóbria.

    Notem isto, vocês que são uma ânforas de Baco, e corrijam esse sinistro modo de viver e beber; se não, pela vossa embriaguez excessiva, vocês dirigem-se para a loucura, a doença, a indigência e finalmente serão assados com o diabo no inferno. Versículo 305.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Primeiro grau » 20 de Março