Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 14 de Março



Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
73. (Porque) → escapar à tua mão, ó Senhor, é impossível, porque todo o Mundo (Orbs) é a vingança dos justos. Sb 16, 15.


17.
73. (Porque) que alguém escape à tua mão, isso não pode acontecer; atendendo a que o próprio mundo (mundus), é a vingança dos justos.


  • Escapar à tua mão - A mão de Deus está sobre todas as criaturas.

    Ela é dupla: Auxiliadora e Vingadora.

    Apercebemo-nos da mão auxiliadora de Deus quando o Sol brilha para nós, quando o Ar sopra para nós, quando a Terra reverdeja para nós, quando a água a rega para nós.

    Apercebemo-nos da mão vingadora de Deus quando o Sol recusa o seu influxo, quando a violência dos ventos se faz sentir, quando a terra fica estéril, quando as águas a inundam; todas as criaturas exercem a vingança contra nós, e quando Deus excita todo o Macro-cosmo contra nós, afim que o Céu lance o raio, a peste, a fome.

    E porque Deus tem na sua mão o Céu e a Terra, é portanto impossível fugir da sua mão.

    Se tu considerares o Microcosmo, vê o quanto é fácil a Deus de lhe deleitar o espírito e de lá pôr, ao invés, insanidade e fúria; de o deleitar com a Sabedoria e de o mudar em bruto, como o atesta o exemplo de Nabucodonosor.

    Por conseguinte, a mão Auxiliadora de Deus deve ser Reconhecida Em Todas As Coisas; e a mão Vingadora de Deus deve ser Temida em Todas As Coisas.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Primeiro grau » 14 de Março