Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 11 de Março



Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
70. Deus não subtrairá → ninguém e não temerá a magnitude de ninguém, porque ele fez → o pequeno como o grande na ipseidade (propriedade), e porque → os seus cuidados se estendem igualmente a todos. Sb 6, 8. 70. O Senhor não poupará ninguém, nem temerá a magnitude, porque ele criou o ínfimo como o elevado na ipseidade (propriedade), e proporciona igualmente a sua providência a todos.


  • Ninguém - Agrada a Deus, tão grande e ilustre que seja, que não respeite a Sabedoria e no qual o Temor de Iahweh não tenha o seu acento.

    Aquele que repudiar o Espírito de Iahweh, esse, como Saul, desabará na morte.

    Daquele onde não haja nada de Divino, a Sabedoria, Conselheira de Deus, se afastará.
  • O pequeno e o grande, etc. - O Pobre e o Rico, como diz o Sábio nos Provérbios.
  • Os seus cuidados se estendem igualmente - É necessário compreender aqui que, pela verdadeira Sabedoria, Deus toma conta dos seres humanos, espalha os raios da sua benevolência sobre todos; comunica a sua Bondade a todos, sem falta a ninguém.

    Por conseguinte, ninguém deve ser desprezado, ninguém oprimido, ninguém abominado.

    Deus não tem maior solicitude pelo elevado que pelo ínfimo: Ele não tem a menor preferência pelo nobre (visto que Ele ainda lhe diminuirá mais o tempo para prestar contas; o que quer dizer: dar razões do seu governo) mas antes a tem pelo plebeu.

    Ele não dará graça a ninguém; Ele pedirá contas tão rigorosas, tanto a um como ao outro. Ver versículos 38 e 41.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Primeiro grau » 11 de Março