Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 7 de Fevereiro



Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
38. → Ó homens, é a vós que eu clamo, e a minha voz dirige-se aos filhos dos homens. Pr 8, 4. 38. Ó homens, é a vós que eu clamo, e a minha voz dirige-se aos filhos dos homens.


  • Ó homens - Homens, quer dizer, de acordo com os Hebreus, aqueles que são nobres, pela raça e pela Doutrina; e os filhos dos homens, quer dizer os humildes, os obscuros e os plebeus.

    Deus não faz acepção de ninguém; mas todos aqueles que, de qualquer raça, ordem, idade ou estado que seja, temem Deus e prestam Justiça são aceites por ele (Ac 10, 35).

    É por isso que a Sabedoria, sem distinção, chama todos os homens (Versículo 1).

    Perante Deus, o camponês iguala o Nobre; pela razão que tanto um como o outro foram resgatados pelo mesmo preço ao poder do diabo. Tanto este como aquele.

    E mesmo o nobre, pela sua raça, não tem a mais pequena superioridade sobre o plebeu íntegro e honesto, porque nesta vida, a virtude enobrece a Humildade.

    Tu sabes qual é a verdadeira nobreza? Escuta Juvenal, Sátira 7: A virtude é a única e exclusiva nobreza. Convém repousares sobre a virtude e não sobre as relações de sangue. O homem é coisa desprezível, exceto se pratica a virtude.

    O homem é considerado como superior ou maior, por causa da sua raça, das suas riquezas, dos seus cargos, das suas honras, mas vale mais ainda se for unicamente pela sua virtude.

    Porque o homem mais ínfimo da plebe pode ser dotado dela e o homem mais nobre pela raça pode ter falta dela.

    É desses nobres, apenas de nome, que um Italiano diz muito espiritualmente: O nobre é um animal, que se senta sobre um animal, que tem um animal sobre o seu punho e que, no meio dos animais que correm para aqui e para acolá, caça e persegue ele próprio um animal. Oh! que bela descrição deste tipo de nobres!

    E o Rei ignorante, dizia o Rei Afonso, é um burro coroado.

    E um outro, contra a jactância que provêm das riquezas, da raça, da nobreza ou do sangue, canta estes versos:

    Apesar de teres nascido de pais livres e gloriosos
       Tu só podes ser no entanto um grande animal.
    Acrescenta a glória do teu pai; atribui a ti a fama dos teus próximos,
       Tu só podes ser no entanto um grande animal.
    Que as riquezas sejam tuas e os móveis faustosos e preciosos
       Tu só podes ser no entanto um grande animal.
    Enfim, quem quer que tu sejas, se a prudência não está contigo
       Eu digo-te, em verdade, tu serás sempre um grande animal
    .

    Ouve portanto agora, tu que Deus, pai e autor da verdadeira nobreza, quer enobrecer (1Rs 2, 30): Foi por isso que o Senhor Deus de Israel disse: Eu tinha dito solenemente que a tua casa e a casa do teu pai serviria perante a minha face até à eternidade. Mas agora o Senhor diz: Longe de mim esse pensamento; mas qualquer um que me tiver honrado, eu o glorificarei, e aqueles que me desprezam serão ignóbeis.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Primeiro grau » 7 de Fevereiro