Aurora Nascente - 8. Terceira parábola: Da porta de aço e do ferrolho de ferro do cativeiro da Babilónia

  1. Aquele que arrombou as minhas portas de aço e as minhas trancas de ferro 1, que também deslocou o meu candelabro 2 e destruiu os vínculos da minha prisão tenebrosa, alimentando a minha alma esfomeada, que correu com a sua boca sedenta, com o sinal do trigo e com o mel do rochedo 3 preparou para mim, nesta peregrinação, um grande cenáculo 4, para que eu possa descansar em paz e sobre mim repousem os sete dons do Espírito Santo, aquele teve misericórdia de mim.
  2. Porque eles me reunirão de todas as terras para me aspergirem com água pura, tornando-me puro 5 da maior das transgressões e do demónio do meio-dia 6, pois das plantas dos meus pés até à minha cabeça nada de saudável foi encontrado em mim 7.
  3. Por isso, eles purificar-me-ão das minhas faltas escondidas e ignoradas 8, e então não me lembrarei mais das minhas iniquidades, porque Deus me ungiu com o óleo da alegria 9, para que habite em mim uma virtude penetrante e fluente no dia da minha ressurreição 10, quando eu for glorificado em Deus 11.
  4. Pois esta geração vem e passa 12, até que venha aquele que deve ser enviado 13, e nos liberte do jugo do nosso cativeiro, no qual permanecemos sentados durante setenta anos junto aos rios da Babilónia 14; lá nós choramos e penduramos as nossas harpas, porque as filhas de Sião eram orgulhosas e passeavam de pescoço erguido, lançando olhares, e batiam as mãos e dançavam ao passar 15.
  5. Por isso Deus tornará calvas as filhas de Sião 15, despojando-as da sua cabeleira, pois a lei sairá de Sião e a palavra do Senhor de Jerusalém 16.
  6. Nesse dia, quando sete mulheres agarrarem um homem e lhe disserem: Comemos o nosso pão e cobrimo-nos com os nossos vestidos 17, porque então não defendes o nosso sangue que foi derramado como água em torno de Jerusalém 18 ?
  7. E receberam a resposta divina: Esperai ainda um pouco de tempo, até que se complete o número dos nossos irmãos, escrito neste livro 19; quem tiver permanecido em Sião, será considerado salvo, quando o Senhor tiver lavado as máculas das suas filhas de Sião 20 pelo espírito da sabedoria e da inteligência 21.
  8. Então dez acres de vinha darão uma garrafa pequena e trinta medidas de sementes, três alqueires 22.
  9. Quem compreende isto, permanecerá inamovível por toda a eternidade 23.
  10. Quem tiver ouvidos para ouvir, que ouça o que o espírito da doutrina diz aos filhos da ciência sobre o cativeiro da Babilónia, que durou setenta anos e aos quais os filósofos aludem, dizendo: Múltiplas são as variações dos setenta preceitos 24.

Notas

  1. Is 45, 2-3. Missal, p. 61. [ ]
  2. Ap 2, 5. [ ]
  3. Sl 81, 17. Missal, p. 374. [ ]
  4. Lc 22, 12. [ ]
  5. Ez 36, 24-25. Missal, p. 364. [ ]
  6. Sl 91, 6. Missal, p. 159. [ ]
  7. Is 1, 6. [ ]
  8. Sl 19, 13-14. [ ]
  9. Sl 45, 8. Missal, p. 679. [ ]
  10. Cf. Missal, ibid., p. 334. Mt 28. [ ]
  11. Cf. Pretiosa Margarita novella., ibid., p. 39. [ ]
  12. Ecl 1, 4. [ ]
  13. Gn 49, 10. [ ]
  14. Sl 137, 1-2. Missal, p. 471. [ ]
  15. Is 3, 16-17. [ ]
  16. Is 2, 3. Missal, p. 57. [ ]
  17. Is 4, 1. Missal, p. 363. [ ]
  18. Sl 79, 3. Missal, p. 97. [ ]
  19. Cf. Ap 6, 9-11. [ ]
  20. Is 4, 3-4. [ ]
  21. Eclo 15, 5. Missal, p. 37. [ ]
  22. Is 5, 10. [ ]
  23. Pr 10, 30. Missal, p. 80 e 197; segundo o Sl 125, 1. [ ]
  24. Cf. Pretiosa Margarita novella., ibid., p. 45. [ ]
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Textos » Aurora Nascente » 8. Terceira parábola: Da porta de aço e do ferrolho de ferro do cativeiro da Babilónia