Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 23 de Janeiro



Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
23. Visto que eles te trarão longos dias e anos de vida, e → a paz. Pr 3, 2. 23. Porque eles te trarão longos dias e anos de vida, e a paz.


  • A paz - De duas espécies: 1) a externa, temporal e mundana; é por isso, diz o Sábio (Pr 16, 7) que quando as vias do homem agradam ao Senhor, ele converte também os seus inimigos à paz; E 2) a interna, ou da alma, eterna e superceleste, que, sozinha e única, a Sabedoria incarnada dá em puro dom, e que o mundo imundo não pode dar.

    O meio verdadeiro para chegar a esta paz, é fazer guerra a nós próprios, tanto corporal quanto espiritual, externa e interna, e de repelir cristãmente o Binário (como o mostra a segunda figura deste Anfiteatro), quer dizer, de combater obstinadamente contra os nossos vícios; e então nós venceremos pela Sabedoria.

    Que a nossa vida seja portanto sempre um combate sobre a terra, (Jó 7, 1). Serve na boa milícia, tendo a fé e a boa consciência. (1Tm 1, 18 e 19). S. Paulo descreve as armas deste combate espiritual (Ef 6, 13 e seguintes).

    Vencerá realmente aquele que se tiver vencido primeiro a si próprio; e ninguém vencerá exceto aquele que é Israelita, (ver versículo 320).

    Invoquemos com David, (Sl 144, 1; vulgata 143) Iahweh, afim que ele ensine às nossas mãos o combate e faça aprender aos nossos dedos a fazer a guerra, e que ele nos dê as forças necessárias para vencer a besta prejudicial da Dualidade.

    A verdadeira paz da alma está apenas no único Jesus Cristo, e nesta verdadeira fé que se apoia sobre o mérito de Cristo, pela qual se sustenta a nossa paz (S. Paulo, Rm 5, 1).

    Que a paz de Deus, que se eleva acima de todo o sentido, guarde os nossos corações e as nossas inteligências em Jesus Cristo.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Primeiro grau » 23 de Janeiro