Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 11 de Janeiro



Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
11. → Durante dez meses eu fui coagulado no sangue, da semente do homem dentro do deleite propício ao sono. Sb 7, 2. 11. Durante dez meses, eu tomei forma de carne dentro do útero da minha mãe, formado da semente do homem, eu fui coagulado no sangue, e pela voluptuosidade do sono que o acompanha.


  • Durante dez meses - Como o homem do povo dentro do útero materno, que está situado entre a bexiga e os intestinos. Daí esta exclamação de Realdus Columbus, anatomista Romano: Ó homem, quanto és vão em te orgulhares do teu fausto, tu que nasceste entre a urina e os excrementos!

    Considera, eu te peço, meu irmão, o que tu és, e cessa de te orgulhares: não és um feto à nascença, uma vã bolha durante toda a vida, e o pasto dos vermes depois da morte?

    Aliás, nas Santas Escritas, o homem é por vezes chamado de lama (Gn 2, 7, Jó 10, 9); poeira (Gn 3, 19); cinza (Gn 18, 27). Porque te orgulhas tu, terra e cinzas? (Ecl 10, 9).

    Visto que nós somos um limo, uma lama imunda
    Porquê nos orgulharmos quando ignoramos a hora da nossa morte?

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Primeiro grau » 11 de Janeiro