Aurora Nascente - 4. Do nome e do título deste livro

  1. Este volume foi batizado com o nome de Aurora consurgens (o surgir da aurora) e isto por quatro motivos:
  2. Primeiro, aurora é quase o mesmo que "hora de ouro" (áurea hora); e assim esta ciência tem uma hora (propícia) que leva a um fim ou meta de ouro a todos aqueles que trabalham corretamente no opus (obra).
  3. O segundo motivo é ser a aurora o meio entre a noite e o dia, brilhando com duas cores: o amarelo e o vermelho: esta ciência produz portanto as cores amarela e vermelha, intermediárias entre o preto e o branco.
  4. O terceiro motivo (do nome deste livro) é que com a aurora os doentes sentem-se aliviados das dores noturnas e adormecem, assim também na aurora desta ciência desaparecem e se evolam todos os maus odores e vapores que infectam o espírito do operador, tal como diz o salmo: O pranto permanece durante a noite, mas de manhã, a alegria 1.
  5. Em quarto e último lugar, a aurora significa o fim da noite e o princípio do dia, ou a mãe do sol, e assim a nossa aurora, no auge do rubor, é o fim de toda a treva e a expulsão da noite, dessa duração invernal durante a qual aquele que caminha poderá tropeçar se não estiver atento 2.
  6. Sobre ela está escrito: E uma noite anuncia a ciência à outra e um dia diz a palavra ao outro dia 3, e a noite se tornará clara como o dia nas suas delícias 4.

Notas

  1. Sl 30, 6. [ ]
  2. Jo 11, 9-10. [ ]
  3. Sl 19, 3. [ ]
  4. Sl 139, 12. [ ]
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Textos » Aurora Nascente » 4. Do nome e do título deste livro