Aurora Nascente - 2. O que é a sabedoria

  1. Se o vosso deleite estiver também no trono e cetro dos reis, amai (de preferência) a luz da ciência, para reinardes eternamente 1, e todos vós perscrutai-a, agraciados que sois por ela com os ensinamentos da natureza.
  2. O sábio investigará para vós todo o saber dos antigos e dedicará o seu tempo ao estudo dos profetas e penetrará contigo nos meandros das parábolas; ele investigará os segredos dos provérbios e não se apressará nas passagens obscuras das parábolas 2.
  3. Eu vos anunciarei e não ocultarei o que é a ciência e como foi estabelecida.
  4. Pois ela é um dom e um sacramento de Deus, uma coisa divina que os sábios escondem cuidadosamente e de diversos modos em imagens simbólicas.
  5. Por isso trarei a sua ciência à luz e não deixarei (a verdade) de lado, pois nada tenho a ver com a inveja venenosa 3; porque desde o começo, desde o meu nascimento a procurei, não sabendo que ela era a mãe de todas as ciências e que caminhava à minha frente.
  6. Ela presenteou-me com valores infinitos e eu aprendi-a sem falsidade e a partilharei sem inveja, sem ocultar o seu valor 4.
  7. Pois ela é um tesouro inesgotável para todos 5, e quando um homem o encontra, procura escondê-lo e diz na sua alegria 6: Alegra-te, Jerusalém, reuni-vos vós todos que me amais, sede felizes na alegria, pois o Senhor Deus teve piedade dos seus pobres 7.
  8. E Senior também diz: Há uma certa pedra, e o homem que a conhece coloca-a sobre os olhos, mas aquele que não a conhece atira-a ao esterco 8; ela é um remédio que expulsa a indigência, o melhor que o homem possui, depois de Deus 9.

Notas

  1. Sb 6, 21. [ ]
  2. Eclo 39, 1-3. [ ]
  3. Sb 6, 22-23. [ ]
  4. Cf. Alberto Magno, Compositum de Compositis. Theatr. Chem., 1659, vol. IV, p. 825. [ ]
  5. Sb 7, 12-14. [ ]
  6. Mt 13, 44. [ ]
  7. Missal, ibid., p. 195. Cf. Is 66, 10. [ ]
  8. Cf. Senior, De Chemia, p. 63. [ ]
  9. Consilium Coniugii, in Ars Chemica, 1566, p. 119. [ ]
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Textos » Aurora Nascente » 2. O que é a sabedoria